Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Procura-se: Amigo para brincar.

Custa ouvir um aluno teu dizer que está um pouco triste porque o intervalo acabou e não teve ninguém para brincar. 
Se, por um lado, entendo que não devemos 'obrigar' ninguém a brincar com outro menino, por outro, quem é cego ou tem baixa visão está em grande desvantagem no recreio, porque não pode 'procurar' amigos da mesma forma. As próprias brincadeiras desenrolam-se, muitas vezes, a uma velocidade imprópria para alguém com problemas visuais. 
Como resolver isso? 
Arranja-se um buddy para cada intervalo?
Entregamos o menino a um colega para que este 'olhe' por ele?
Arranjamos uma alternativa à brincadeira livre do intervalo, num género de 'mini ATL'?
Penso que o melhor é falar com o aluno e explicar-lhe que ele pode procurar os amigos, mas que nem todos podem ser seus amigos. A vida encarregar-se-à de selecioná-los por ele. Também é melhor falar com os outros alunos, tentar sensibilizá-los que uma pessoa cega ou com baixa visão tem as mesmas (às vezes mais) capacidades que eles, mas que não podem fazer as coisas tão depressa, nem podem procurá-los. Através da sensibilização talvez se consiga obter alguns resultados. 
Num mundo virado para a 'pressa' e para o 'visual', conseguir entender esta situação é muito difícil.
FMM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe as suas opiniões e sugestões. Obrigado.