Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 15 de março de 2017

De olhos postos na Educação Especial... Uma viagem pela Deficiência Visual. Sessão III

No dia 8 de março, decorreu a III sessão da formação interna no Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias, sobre a deficiência visual.
Dando continuidade ao trabalho realizado na sessão anterior, ainda sobre Orientação e Mobilidade, tive oportunidade de falar sobre a utilização da bengala branca. Foi possível refletir sobre o seu papel na vida de uma pessoa com deficiência visual, a dignidade que dá. Ao mesmo tempo é um objeto com o qual as pessoas com cegueira recém adquirida têm problemas. A imagem de uma pessoa com bengala acaba por estar muito estigmatizada. Para alguns (os que ainda não fizeram o seu 'luto') pegar numa bengala representa a aceitação total da sua incapacidade e isso, parece-lhes, completamente inaceitável.
Depois da reflexão, foi feita uma abordagem mais técnica de como se utiliza a bengala, quais as técnicas mais comuns e também, algumas dicas de como se desce e sobe escadas. Os formandos puderam depois experimentar a sua utilização, de olhos vendados.
Na segunda parte da sessão, fez-se uma referência ao material tiflotécnico mais utilizado, tanto em casa, como, principalmente, na escola e quais as potencialidades de cada um. 
No fim, deslocámo-nos à sala de educação especial - visão, e pudemos ver o funcionamento dos equipamentos que a escola tem e pude explicar como funciona o 'circuito' de elaboração e adaptação de materiais para os alunos com baixa visão ou cegueira do nosso agrupamento.
FMM



Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe as suas opiniões e sugestões. Obrigado.