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quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

De olhos postos na Educação Especial... uma viagem pela Deficiência Visual!


Começou ontem uma ação de formação interna no Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias, a qual estou a ministrar, chamada 'De olhos postos na Educação Especial... uma viagem pela Deficiência Visual'.

Esta ação insere-se no plano de atividades da escola. Esta escola é a escola sede de um agrupamento de referência para o ensino de crianças e jovens com deficiência visual. Por isso, é essencial que todos quantos trabalham com crianças e jovens com deficiência visual, estejam despertos para esta problemática e conheçam a sua implicação para que a resposta educativa dada seja o mais eficaz possível.

Dessa forma, torna-se pertinente que todos os agentes educativos tenham acesso a informação útil sobre os problemas visuais mais comuns e a forma como a visão influencia o modo como se aprende; a questão da orientação e mobilidade, nomeadamente na aprendizagem de técnicas de guia; e a grafia Braille, e a sua importância na literacia dos alunos com deficiência visual grave.

Os objetivos da ação são os seguintes:


. sensibilizar os docentes para a problemática da deficiência visual;
. informar os docentes sobre as patologias mais comuns e qual a sua influência na forma como o aluno realiza a sua aprendizagem.
. desmitificar a situação do aluno com baixa visão ou cegueira, refletindo sobre formas de intervenção educativas eficazes;
. dar a conhecer técnicas de guia e de utilização da bengala branca;
. conhecer e utilizar a grafia Braille;
. utilizar a máquina de escrever Perkins para a produção de textos em Braille.

Os temas a tratar na ação são:

. Problemas visuais
  (patologias mais comuns; diagnósticos, prevenção)
. Mitos sobre a deficiência visual 
  (estigma; papel social da pessoa cega)
. Orientação e Mobilidade 
  (conceito de orientação e mobilidade; técnicas de guia; técnicas de bengala)
. Braille -
  (introdução à grafia Braille; o alfabeto Braille; utilização da máquina Perkins; formatação do texto Braille)

Ponto de partida:
Tendo em conta que leciono num agrupamento de referência para o ensino de crianças com deficiência visual, como poderei melhorar a minha prática?


FMM

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