Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Ceguinhos NÃO... Senhores Cegos se faz favor!


Fico furioso quando utilizam a palavra 'ceguinhos' para falar sobre as pessoas cegas. A palavra 'ceguinho' traz um estigma tão grande e uma conotação tão negativa que me enoja. O 'ceguinho' é o coitadinho, incapaz, que mete dó, que não tem expressão nem importância na sociedade, que é uma minoria, que ninguém conhece, que é infeliz, que não tem autonomia.
Logicamente, ouvi isso hoje. Não interrompi a pessoa, limitei-me a esperar para ver até onde é que a pessoa iria. Feliz ou infelizmente alguém avisou: "Olha que ele trabalha com cegos." 
O contexto e o local onde me encontrava e a minha educação impediram-me de responder como gostaria por isso, respondi como pude. 
A propósito, deixo aqui esta reflexão. Os apoios existentes (muito poucos por sinal; Torres Vedras é caso único do género com o Gabinete de Apoio à Deficiência Visual - GADV) e as infraestruturas que se constroem para as pessoas cegas não são coisas menores que só dizem respeito a essas pessoas e às suas famílias.
É dever de todos os cidadãos e da sociedade minorar as barreiras arquitetónicas existentes, dando a todos (com deficiência ou não) oportunidade de se deslocarem com a autonomia e a dignidade que merecem. 
Cada vez mais sei que há ainda um longo caminho a percorrer. 
Uma cidade acessível e respeitadora de todos é uma sociedade evoluída, saudável e justa. 
Primeiro é preciso mudar as mentalidades, porque só mentalidades limpas de preconceito conseguem tornar o mundo um lugar melhor para todos.
Eu não conheço nenhum 'ceguinho'. E vocês?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe as suas opiniões e sugestões. Obrigado.